sexta-feira, 30 de julho de 2010

a natureza humana



Lamentava Gonzaga de Sá não haver conhecido intimamente uma costureira; lamento eu não ser íntimo de saga ou cartomante. Das cartomantes pode aprender o indivíduo o pouco que sabem os professores de psicologia e os sábios da psicanálise, além do muito que eles ignoram. A natureza humana deixa de si menos retalhos num laboratório de psicologia experimental que sobre o pano roxo ou negro duma mesa de bruxa.


  "A propósito do misticismo e do número 13"
   Gilberto Freyre
      da coletânea "Artigos de Jornal Velho", também em "Tempos de Aprendiz".

2 comentários:

Lígia Aggio disse...

ai que saudades dessa natureza humana de meus cumpadres brasileiros, de sangue bom, sangue poético, olhar brilhante e música boa na vitrola todo o tempo.......

vou pegar minha vassoura amanhã e me mando de volta praí matar essas saudades!

não demora muito e estendo meu pano roxo em terras brasileiras novamente

Victor Jabbour disse...

E será muito bem-vinda a este eterno grão!
Saudade dos deus versos!

Bjoss!